terça-feira, 3 de setembro de 2013

Língua de Boi ao Molho – Comida Hardcore de Boteco


Está aí um tipo de comida de boteco que eu adoro comer, cozinhar e com orgulho recomendar a todos que conheço. O lance mais legal da Língua de Boi é quebrar os preconceitos dessa cultura escrota em que a classe média foi criada (me incluindo nela), cheia de nojinhos e “não como o verdinho”.



Sim, tem uma cara horrível, é uma língua pô! Mas na hora que experimentamos nos surpreendemos com o sabor e textura únicos, nem um pouco nojentos.

Bom, aqui está a lista de ingredientes, mas só pra lembrar: siga seus instintos que vai ficar bem melhor! Acrescente e elimine ingredientes e quantidades.




Língua de Boi                                    1.5 Kg (2 unidades mais ou menos)
Pimentão VERDE                             1 unidade
Cebola                                                 2 unidade
Alho                                                     1 cabeça
Molho Pronto                                  2 pacotes
Óleo de Girassol                              quanto baste
Folhas de Louro                               quanto baste
Vinagre de Álcool                           quanto baste
Pimenta do Reino                           quanto baste
Orégano                                             quanto baste
Salsa Desidratada                           quanto baste
Sal                                                         quanto baste



Essa é uma receita que exige uma certa paciência, mas abra uma cerveja e seja feliz!

O primeiro passo é dar uma enxaguada nas línguas com água corrente (principalmente se você comprou de supermercados grandes, como eu). Jogue ela na panela de pressão com umas boas folhas de louro e o vinagre, vamos tirar um pouco dos possíveis sabores indesejáveis e soltar a camada de pele dura.


Água até cobrir, tampe a panela e mande-a para a pressão. 15 Minutos e já pode pôr debaixo da água corrente até sair a pressão. Com uma faca retire todas as camadas duras (tem duas camadas, tire as duas). 

Corte em cubos grandes e volte para a pressão com a água trocada e sal por 20 minutos.


Enquanto isso, comece o molho. Doure o alho (eu gosto deles inteiros, mas fique a vontade para picar, apenas atente a quantidade, não queremos uma sopa de alho), depois acrescente a cebola, o pimentão e mais folhas de louro. Assim que começar a murchar, acrescente o molho pronto e um pouco de água (não ponha muita água, deixe ele bem grosso) e deixe em fogo baixo.




Tire a língua da pressão e acrescente ao molho com todo o caldo do cozimento e deixe reduzir até dar o ponto (se não tiver paciência, ponha metade para engrossar mais rápido).

Corrija o sal e acrescente a pimenta do reino, o orégano e a salsa. Corte uns pãezinhos e separe aquela pimentinha para acompanhar!


Pronto! Agora você tem uma autêntica comida de boteco em casa! Abra mais uma (ou a oitava) e chame a galera que o jogo vai começar! Futebol, cerveja, a galera e esse petisco são uma ótima pra esse domingão se tornar inesquecível.



Um abraço!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...