terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Chili do Jakão - Quer Petit Gateau? Vai comer é FEIJÃO!


Aqui temos mais uma receita de macho. O meu famoso Chili and Beans. Por mais que seja uma receita americana ou Tex-Mex, sei lá, é um prato que sempre tem nos pubs e aqui do Brasil. O problema é que geralmente é feito de uma forma "para agradar todo mundo", sem pimenta, sem feijão, sem nada e acaba ficando bem insosso e enviadado.

Essa receita aceita qualquer adaptação e fica perfeita pra servir num almoço de domingo, óbviamente acompanhada de uma gelada! E esse é o jeito que eu gosto de fazer:



INGREDIENTE QNT
Carne Moída 1.5 kg
Feijão Vermelho 500 gr
Pimentão Verde 2 un
Pimentão Amarelo 1 un
Cebola 1 un
Tomate 2 un
Pimenta Dedo-de-Moça 4 un
Cogumelos 250 gr
Bacon 300 gr
Linguiça Calabresa 2 gomos
Alho 2 cabeças
Pimenta do Reino q/b
Pimenta Caiena q/b
Páprica Picante q/b
Cerveja 600 ml
Queijo Prato q/b
Cheiro Verde 1 Maço
Massa de Tomate 1 caixa
Coentro em pó q/b
Folha de Louro 4 un
Ingredientes da Groselha com Rum e Limão: groselha, rum, e limão.

Cozinhe o feijão na panela de pressão por uns 25 minutos ou até ficar macio. Agora, comece a cortar as pimentas dedo-de-moça bem fininho (sem sementes) e todo o resto em pedaços grandes. Assim ó:


Frite o bacon lentamente com a linguiça calabresa, para liberar a gordura.


Adicione todos os legumes, a carne e tempere com os temperos secos.


Refogue tudo muito bem (se sua panela for pequena, igual ao meu caso, você vai ter que passar para uma maior nessa hora). Adicione a massa de tomate, o feijão cozido e por último a cerveja.


Cozinhe por 2 horas em fogo bem baixo, com a panela semi tampada, ou até você encher o saco e ficar com fome.


Quando o caldo ficar bem grosso, sirva com um monte de queijo prato e cheiro verde. O clássico acompanha Nachos, mas eu prefiro um pão italiano.


E é isso aí! Quando bater a fome e a sede ao mesmo tempo, consulte o Prosa antes de fazer cagada. Um abraço!

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Costelinha Barbecue no Uísque - Parece difícil, mas não é!


Tá aí mais um rango que é perfeito  para acompanhar aquela gelada: A Costelinha Barbecue.

Aposto que a maioria dos leitores deste blog ás vezes tomam coragem para gastar uns R$50 e ir em uma das franquias do Outback, Friday's ou Applebee's para matar a vontade de devorar essa delícia bem americana. Então, vou mostrar de maneira prática e bem econômica de como preparar esta maravilha do colesterol.

* Não se assuste com a quantidade de ingredientes, pois o modo de preparo quase não exige técnica de cozinha, apenas paciência e uma cervinha no canto pra ajudar a passar o tempo.


Para a Costela

INGREDIENTE QUANTIDADE

Costelinha de Porco 2 kg
Pimenta do Reino Q/B
Pimenta Caiena Q/B
Páprica Picante Q/B
Alho Picado Q/B
Papel Alumínio Q/B
Óleo         Q/B

Para o Molho Barbecue

INGREDIENTE QUANTIDADE

Catchup 380 gr (1 frasco)
Cebola Picada 1/2
Açúcar Mascavo 6 Colheres de Sopa
Pimenta Dedo de Moça 1 un
Vinagre Branco 3 Colheres de Sopa
Molho Inglês 6 Colheres de Sopa
Shoyu 1/2 Colher de Sopa
Uísque 150 ml
Alho Picado 1 Colher de Sopa
Pimenta do Reino Q/B
Pimenta Caiena Q/B
Páprica Picante Q/B
Cerveja 1 gole
Shoyu Quase Nada

** Como sempre, ajuste as quantidades ao seu gosto. Se não quiser um sabor tão picante, pode-se eliminar a pimenta dedo de moça e a caiena. Só não deixe de caprichar no Uiscão!

Comece aquecendo o forno em temperatura máxima. Enquanto isso, prepare as costelas, fazendo um desenho quadriculado de 2 cm de largura, levemente com a ponta da faca, apenas para que o tempero penetre melhor.


Tempere elas com o sal, pimenta do reino, caiena, páprica, alho e um fio de óleo. Apalpe bem espalhando o tempero e embrulhe no papel alumínio com a parte brilhante para dentro. 


Posicione elas em uma assadeira (coloque uma folha de papel alumínio embaixo para você não precisar jogar a assadeira fora depois), e coloque no forno por 10 min, depois abaixe para temperatura média e deixe por mais 40 min. (Claro que os tempos dependem da potência do seu forno).

Enquanto isso, comece o molho. Pique meia cebola em cubos pequenos e uma pimenta dedo-de-moça em finas fatias, tirando a semente. Em uma frigideira, refogue a cebola e a pimenta até a cebola branquear.

Coloque o açúcar mascavo e mexa até caramelizar.


Ponha o vinagre e mexa bem, aí adicione um montão de Uísque da sua marca favorita e deixe o álcool evaporar (é uma pena, mas o sabor recompensa) e adicione o alho, molho inglês, a páprica, a caiena, a pimenta do reino.

Misture bem e coloque o catchup. O molho vai começar a cheirar e ter gosto de Barbecue. Coloque um gole da sua cerva para ajudar a ferver a mistura e um tiquinho de shoyu apenas para chegar na cor.

Tampe a penela e deixe em fogo baixo por 5 min. Corrija o sal e pronto! Você já sabe como fazer um molho barbecue picante de uísque!


Agora vem a parte legal (se você achar isso chato, seu lugar é na fila do Outback): Tire as costelas do alumínio e besunte-as com o molho, sem dó. Volte para a temperatura máxima e, a cada 12 minutos tire a costela e besunte novamente.


Faça isso umas 3 ou 4 vezes. Até os ossinhos começarem a aparecer e a carne estivar bem caramelizada. Assim ó:


Aí meu querido, é só cortar as costelinhas (pra poder comer com a mão, é claro) e se sentir um americano obeso desfrutando sem vergonha dessa obscenidade suína.


Isso aí com uma gelada e um bom jogo de futebol na TV vai transformar seu dia sem graça em um grande evento! (e uma possível ponte de safena no futuro). Um Abraço!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...