sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Costelinha Barbecue no Uísque - Parece difícil, mas não é!


Tá aí mais um rango que é perfeito  para acompanhar aquela gelada: A Costelinha Barbecue.

Aposto que a maioria dos leitores deste blog ás vezes tomam coragem para gastar uns R$50 e ir em uma das franquias do Outback, Friday's ou Applebee's para matar a vontade de devorar essa delícia bem americana. Então, vou mostrar de maneira prática e bem econômica de como preparar esta maravilha do colesterol.

* Não se assuste com a quantidade de ingredientes, pois o modo de preparo quase não exige técnica de cozinha, apenas paciência e uma cervinha no canto pra ajudar a passar o tempo.


Para a Costela

INGREDIENTE QUANTIDADE

Costelinha de Porco 2 kg
Pimenta do Reino Q/B
Pimenta Caiena Q/B
Páprica Picante Q/B
Alho Picado Q/B
Papel Alumínio Q/B
Óleo         Q/B

Para o Molho Barbecue

INGREDIENTE QUANTIDADE

Catchup 380 gr (1 frasco)
Cebola Picada 1/2
Açúcar Mascavo 6 Colheres de Sopa
Pimenta Dedo de Moça 1 un
Vinagre Branco 3 Colheres de Sopa
Molho Inglês 6 Colheres de Sopa
Shoyu 1/2 Colher de Sopa
Uísque 150 ml
Alho Picado 1 Colher de Sopa
Pimenta do Reino Q/B
Pimenta Caiena Q/B
Páprica Picante Q/B
Cerveja 1 gole
Shoyu Quase Nada

** Como sempre, ajuste as quantidades ao seu gosto. Se não quiser um sabor tão picante, pode-se eliminar a pimenta dedo de moça e a caiena. Só não deixe de caprichar no Uiscão!

Comece aquecendo o forno em temperatura máxima. Enquanto isso, prepare as costelas, fazendo um desenho quadriculado de 2 cm de largura, levemente com a ponta da faca, apenas para que o tempero penetre melhor.


Tempere elas com o sal, pimenta do reino, caiena, páprica, alho e um fio de óleo. Apalpe bem espalhando o tempero e embrulhe no papel alumínio com a parte brilhante para dentro. 


Posicione elas em uma assadeira (coloque uma folha de papel alumínio embaixo para você não precisar jogar a assadeira fora depois), e coloque no forno por 10 min, depois abaixe para temperatura média e deixe por mais 40 min. (Claro que os tempos dependem da potência do seu forno).

Enquanto isso, comece o molho. Pique meia cebola em cubos pequenos e uma pimenta dedo-de-moça em finas fatias, tirando a semente. Em uma frigideira, refogue a cebola e a pimenta até a cebola branquear.

Coloque o açúcar mascavo e mexa até caramelizar.


Ponha o vinagre e mexa bem, aí adicione um montão de Uísque da sua marca favorita e deixe o álcool evaporar (é uma pena, mas o sabor recompensa) e adicione o alho, molho inglês, a páprica, a caiena, a pimenta do reino.

Misture bem e coloque o catchup. O molho vai começar a cheirar e ter gosto de Barbecue. Coloque um gole da sua cerva para ajudar a ferver a mistura e um tiquinho de shoyu apenas para chegar na cor.

Tampe a penela e deixe em fogo baixo por 5 min. Corrija o sal e pronto! Você já sabe como fazer um molho barbecue picante de uísque!


Agora vem a parte legal (se você achar isso chato, seu lugar é na fila do Outback): Tire as costelas do alumínio e besunte-as com o molho, sem dó. Volte para a temperatura máxima e, a cada 12 minutos tire a costela e besunte novamente.


Faça isso umas 3 ou 4 vezes. Até os ossinhos começarem a aparecer e a carne estivar bem caramelizada. Assim ó:


Aí meu querido, é só cortar as costelinhas (pra poder comer com a mão, é claro) e se sentir um americano obeso desfrutando sem vergonha dessa obscenidade suína.


Isso aí com uma gelada e um bom jogo de futebol na TV vai transformar seu dia sem graça em um grande evento! (e uma possível ponte de safena no futuro). Um Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...