Sim, o Prosa se internacionalizou! Em uma recente empreitada, membros da equipe resolveram conferir o que se fazia em termos de bares e butecos na Florida. E a surpresa não poderia ser mais agradável.
A indicação do brewpub (cervejaria e pub) Funky Buddah foi obtida através do aplicativo de resenhas Yelp. A combinação de cervejaria artesanal com pub e local de entretenimento prometia, e dessa forma tivemos que incluir esse local no roteiro da roadtrip, que passaria por Fort Lauderdale ao menos para as típicas compras brazucas no Sawgrass Mills.
Fort Lauderdale é quase que uma extensão de Miami, bonita cidade praiana cortada por canais. No entanto, o deslocamento por lá não é o mais fácil, uma vez que, assim como quase tudo na Florida, as coisas são espalhadas e carro é quase que necessário.
Considerando que o hotel da trupe se encontrava um tanto quanto afastado do Funky Buddah (cerca de 10 km), e que se trata de elementos muito responsáveis, rachamos um taxi em três pessoas, o que no custou cerca de 25 dólares (8 para cada).
Chegando lá, o largo espaço prometia. E foi só abrir as portas para que o playground desse as caras...
Trata-se de um espaço para os moradores locais. Claramente notavam-se grupos de empresas fazendo happy hour, amigos, casais, e, mais importante, nada de brazucas turistando, excetuando estas três figuras com roupas excêntricas. Mesmo numa terça feira com friozinho nada usual a casa tinha bastante gente lá dentro.
Trata-se de um espaço eclético. Mesas para grupos, mesas para casais, balcões para grupos, os clássicos balcões na frente das torneiras, sofás, e um vasto espaço externo para a turma do cigarro.
A infraestrutura é impecável, contando com diversos telões para assistir jogos, até fontes de água para limpar o paladar enquanto degusta as maravilhas ali produzidas.
Não acabou! O Funky Buddah ainda conta com uma área traseira com um espaço de algo que parecia bocha, jukebox, Janga (o jogo dos tijolos empilhados, popular nos EUA), jogos de tabuleiro à disposição, além da própria área de fabricação. Poxa, se você não se divertir aqui, vá para casa e entre em depressão!
Estávamos em um brewpub, e em nossa jornada de aprendizado das cervejas artesanais da Florida e dos EUA, tínhamos uma missão a cumprir – tentar zerar o cardápio de cervejas on tap (na torneira).
Este delicioso cardápio incluía cerca de 15 cervejas, dividido em cervejas rotineiras da casa, edições especiais e algumas convidadas. E aí, amigo, era briga de cachorro grande para ver qual era a melhor!
Decepção por decepção mesmo foi apenas a Hop Gun IPA – não que fosse ruim, mas a expectativa era grande, e vínhamos de outras IPAs muito boas em outros locais. Foi até surpreendente as IPAs, especialidade das cervejarias artesanais americanas, não serem a estrela da noite.
A encafezada OP Porter mereceu até um growler (garrafa refil) para virar café da manhã. A Sweet Potato Casserole Ale foi destaque com seu aroma e gosto adocicado exótico. A Nitro Vanilla Latte Porter também surpreendeu pelo aveludado na boca (é até difícil tomar Guinness agora). Por fim, a Extra Ordinary Bitter combinava leveza, amargor e frutado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvum8Y8lGDC8Ok6G6Lldwaqffk3Ju3jqQLAnSDcdkT2F5AHysMzRugsAgtNHYPbhIRgIH-i8iME-P8pgaMK5RUduPe7pRNN8PdR39IumoDCt4b-LW3L9a2t0XyUvwVr9y4OgVTpoxlMTVm/s1600/20141118_223843.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgS2MIwx32U9nSkKwIQ6nxrXZIIjVLG65xVVsdA-b_kMrhLJLYEWR7tHtQdqiXOZWMx2juys2QmH54qGuGilNHsF3OyUxnKV87Ae8KG66qJwVpywMgHEnk4ApNFrqa0SLaadTih7Mi7GODt/s1600/20141118_205853.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMI_TMXGVHV2Qxkzhhbjt0syGX72cXyBJTPMMHmgAhqkjty7JtdGzq510dG4MtqM2kOVf9MyubJdgvkn6NmTlyoTWaHmnk-RBxRxlEkhPjO9Wbs8icD8KlDTmV8zdDEgoo2Ojhu6MI0ZQP/s1600/20141118_211711.jpg)
Preços para essas maravilhas? Bem, a Funky Buddah, talvez por ser a fabricante da maioria ali, consegue vender vários de seus pints por 5 dólares, preços um pouco melhores daqueles que experimentamos na média. Agora converta para reais no pior câmbio dos últimos tempos (o que pegamos por sinal, acima de 2,50), e verá que é até mais barato que os bares especializados de São Paulo.
A larica bateu, e para continuarmos riscando o cardápio visitamos o foodtruck do lado de fora. A opção do dia era comida mexicana, ou seja, tacos e burritos. As opções eram variadas e ficavam entre 6 a 10 dólares, dependendo da sofisticação. Não era um primor, mas era gostoso e cortava o efeito do álcool (lembremos que essas cervejas possuem teor alcoólico maior do que a média).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjL-PwDfdclHrPIdzFCVbeBTDR6vYHB2rzmWPXarXGdm6wtZwoSUSsM90PYwz83WiLK0LWQ1yadoJ9z02Lot2B7ScC8GXDN61ahNMyTarS_-xT5W9yzNe4RCimOeRwww1oCk2_hRaklXX7q/s1600/20141118_200340.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSKJiRaUuAX9DilQ0qCeISu6GWwaSsAz4FTGsvl-Z7WbBGhlhIXqLB74RulGOyxUr6dHTpQt-lxmZdWIu7YzmHw6oxvcS0FjzPrV0x_yuQwbOVZTarraxTu8WhNbQApFcZEdnko__zkf_K/s1600/20141118_212133.jpg)
Fomos nos aproximando do horário limite de meia noite e quase matamos o cardápio das cervejas da Funky Buddah. Quase compramos souvenirs da lojinha, mas levamos os growlers de café da manhã.
Para ir embora utilizamos a mais nova tecnologia de economia compartilhada, o Uber (aplicativo de choferes independentes). Mais barato que taxi, embora um pouquinho demorado no dia. Enquanto isso, no Brasil, o governo e os taxistas tentam banir o aplicativo...
Aí era cair na cama e colocar o despertador para acordar cedo no dia seguinte. E tomar OP Porter de café da manhã.
Pelo amor de deus, importem esse lugar para o Brasil!!!
Atendimento: 8
Nos EUA você paga gorjeta não fixa pelo atendimento, então o bartender tem incentivo para te atender bem. Você paga ao menos 15% da conta, mas é garantia de bom serviço. Fomos sempre bem atendidos ao pegar cerveja no balcão, sem problemas.
Poxa, tem quase tudo para se divertir! No dia em que fomos (terça) não era clima de bar balada, mas até ganhamos elogios das garotas locais por nossas roupas extravagantes. Se tivesse um karaokê eu iria me mudar para Fort Lauderdale. Reza a lenda que eles tem outro espaço ainda maior em Boca Raton, mais ao norte.
Para turistões em hotéis é de acesso complicado. Ainda tivemos o azar de esperar 5 minutos um trem passando logo ao lado do bar, o que encareceu a corrida. Os locais provavelmente moram mais perto e sabem como evitar batidas policiais para ir de carro.
Comidas: 7,5
Os foodtrucks mudam todo dia e quebram um galho. Permitem a casa focar na cerveja.
Poxa, só não vai ganhar 10 porque a Hop Gun não era uma Hop Bazooka. Da até dó. E também porque no dia não tinham a Maple Bacon.
Vale cada cent. Produto de primeiro mundo aos preços que o terceiro mundo cobra por produto de terceiro mundo. Se for comprar no Sawgrass Mills, passe aqui na noite anterior ou seguinte. Nosso resenhista Rodrigo Jaka disse que apenas o Brew Dog Bar em São Paulo se aproxima do que vimos.
Funky Buddah Brewery
1201 NE 38th Street
Oakland Park, Fort Lauderdale, FL
18hs às 24hs
http://funkybuddhabrewery.com/